Siga nos também:

Notícias

Prédio da APAE é iluminado de azul em alusão à campanha de conscientização sobre o autismo

  • 03/04/2024
Predio da apae em azul

Instituição é Centro Regional de Referência em TEA e Centro de Atendimento em Saúde

Reforçando a Campanha Abril Azul, de Conscientização sobre o Autismo, a APAE de Passo Fundo estará com o prédio iluminado de azul durante todo o mês. A iniciativa visa chamar a atenção da sociedade para o reconhecimento das capacidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e o respeito às diferenças.

O autismo é uma condição do neurodesenvolvimento que implica em déficits na comunicação, interação e comportamento. As terapias adequadas a cada caso auxiliam no desenvolvimento de habilidades que possibilitam mais autonomia e funcionalidade. Desde 2022 a APAE de Passo Fundo é habilitada como Centro Regional de Referência em TEA – CRR, do programa estadual TEAcolhe, tendo identificado junto às redes de saúde, educação e assistência social dos 28 municípios da sua abrangência, 725 casos de autismo. No ano passado, a instituição foi contemplada como Centro de Atendimento e Saúde - CAS, também pelo TEAcolhe, com inauguração das novas instalações prevista para ainda este mês.

O presidente Marlon Batista Moraes ressalta que a APAE está empenhada em oferecer formação aos profissionais que atendem as pessoas com TEA e atendimento qualificado aos próprios autistas e suas famílias. “Vamos trabalhar para que a conscientização sobre a causa fique ainda mais forte e que as pessoas que convivem com autistas tenham o acolhimento e a prestação de serviços necessários ao desenvolvimento de suas potencialidades e a sua integração na sociedade. É o que desejamos e trabalhamos diariamente para conseguir”, destaca.

Para esse mês a instituição conta com outras atividades alusivas à campanha Abril Azul. Nesta sexta-feira (5), o CRR e o Centro Macrorregional Norte realizam uma formação on-line gratuita sobre os “Direitos das pessoas com TEA”. Até o dia 31 serão feitas outras ações do CRR junto às redes da Região de Saúde 17 – Planalto. No dia 22 acontece a palestra da psicopedagoga Claudia Zirbes, no Auditório Biomédico da Escola de Medicina da Universidade de Passo Fundo - campus II. Os funcionários da APAE também receberão qualificação sobre manejo preventivo de comportamentos interferentes no dia 23.


Nossos Apoiadores

Be8 Apoio upf novo
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.