Siga nos também:

Notícias

APAE é premiada em evento nacional por pesquisa sobre Transtorno do Espectro Autista

  • 05/12/2023
20231129 200712

O trabalho acadêmico “Escala Mini-TEA” foi apresentado no Congresso Nacional das APAEs, em Maceió

Os profissionais do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) APAE de Passo Fundo foram premiados, na última quarta-feira (29), durante a abertura do 27° Congresso Nacional das APAEs, em Maceió/AL.

O “Prêmio Nacional Stanislau Krynsky” é um reconhecimento ao trabalho acadêmico “Preenchendo a lacuna: a trajetória para a construção de uma escala de triagem para o Transtorno do Espectro Autista em Crianças (Mini-TEA). Instituições do Brasil participaram. De acordo com a coordenadora Regina Ampese, a pesquisa foi elaborada em parceria com a Universidade de Passo Fundo e com a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). “O período de trabalho envolveu as equipes citadas e possibilitou o desenvolvimento de uma escala de triagem para autismo, a qual é de rápida aplicação e auxilia no rastreio de casos nas redes de Saúde, Educação e Assistência Social”, explica.

No Congresso, o grupo também anunciou, em primeira mão, a publicação da pesquisa na revista Arquivos de Neuro-Psiquiatria, que possui reconhecimento internacional. Isso significa que a escala Mini-TEA poderá ser disponibilizada ainda nesse mês para ser aplicada por APAEs, escolas, unidades de saúde, e outras instituições. A psicopedagoga ressalta que a conquista representa um avanço para todas as redes, no que tange o rastreio de casos e, também, evidencia o comprometimento da equipe do CRR com a pesquisa e comunidade.

O Centro Regional é composto ainda pela fonoaudióloga Helena Younes de Melo, o neurologista Cassiano Mateus Forcelini, o neuropediatra José Renato Donadussi Pádua e a terapeuta ocupacional Camila Pasin.

 


Nossos Apoiadores

Be8 Apoio upf novo
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.