Siga nos também:

Notícias

APAE de Passo Fundo conquista troféu em festival regional de artes

  • 06/11/2023
Img 20231106 162012843 hdr

Evento aconteceu na Casa da Cultura de Marau

A APAE de Passo Fundo participou do X Festival Regional Nossa Arte 2023, realizado no dia 6 de novembro, na Casa da Cultura de Marau, onde sagrou-se campeã na categoria “Artes Visuais”, com três exposições da Escola Especial Alice Santa Costi. Com o tema gerador “inclusão”, o trabalho será exposto no Festival Estadual no ano que vem. O prêmio foi recebido pela diretora Claudia Furlanetto e pela aluna Suélen Soder. Participaram das exposições as professoras Paula de Oliveira e Ariene Portella e a estagiária Júlia Doebber.

Na categoria Dança Tradicionalista, os usuários da Assistência Social apresentaram o Caranguejo, já na Dança Popular Internacional, fizeram uma performance linda e inclusiva do musical “O rei do show”. Ambas coreografadas pelo professor Diego Carvalho e com o apoio técnico de Deméter Ferreira da Silva.

Acompanhado pelas palmas do público presente, o coral da instituição cantou a música Anunciação, de Alceu Valença. O grupo foi regido pelo professor de Música Wellington Girardi Rodrigues, com apoio técnico da musicoterapeuta Luiza dos Santos Gomide.

Já o grupo de teatro da APAE levou para o palco o “Casamento do Zé Covarde”. A peça, conta a história de Zé das Baratas e Matilde, dois irmãos que vão para o sertão ganhar a vida e acabam cruzando o caminho de Lamparina, um cangaceiro sanguinário que está à procura de um cabra macho para casar sua filha Maria Feia. A peça dirigida pelo professor Deméter e com o apoio técnico dos profissionais Diego e Luiza, arrancaram risadas do público.

Nesta edição do festival, 15 APAEs do 10º Conselho Regional estiveram presentes.

 

 

 

Sobre as considerações de cada uma das exposições da Escola Especial Alice Sana Costi:

Meu ser fantástico

A atividade resultou em momentos lúdicos e de descoberta a partir da revelação do uso diverso do balão e dos papéis, além da identificação dos seus gostos, cores e formas.

 

Eu no mundo diverso

A atividade resultou na identificação de cada estudante, no sentimento de pertencimento e, consequente elevação da autoestima. Tais respostas foram identificadas a partir das falas no decorrer do processo e na sua conclusão, são algumas: “como estou bonito”, “estou gostando de pintas a mim mesma”, “ quero fazer com o uniforme para dar de presente para meus colegas da Cotrijal”.

 

Um convite para ouvir o mundo

Proposta realizada a partir do trabalho com poesias que compõem a obra de Marcelo Montenegro e Daniel Bueno, intitulada de “O Livro do Ouvido”. As produções envolveram pesquisa de sons do cotidiano, exploração sensorial e diferentes técnicas de pintura.


Nossos Apoiadores

Be8 Apoio upf novo
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.