Siga nos também:

Notícias

Centro Regional de Referência em TEA realiza mutirão para encaminhamento de carteiras para autistas

  • 24/11/2022
Apae

A atividade, pioneira em Passo Fundo, acontecerá neste sábado

A equipe do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) - CRR APAE de Passo Fundo realizará neste sábado (26) um mutirão para o encaminhamento de Carteiras de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEAs). A atividade acontecerá das 09h às 16h, na própria instituição. A iniciativa pioneira conta com a parceria da Associação dos Amigos da Criança Autistas (AUMA) e apoio da Prefeitura de Passo Fundo.

A CIPTEA reforça direitos, como o atendimento prioritário em hospitais, mercados e outros. Estima-se que a rede municipal de ensino atenda em torno de 300 autistas. Desses, apenas 76 possuem o documento. “Com a carteira também será possível estabelecer uma base de dados que auxiliará no planejamento e desenvolvimento de políticas públicas, tanto municipais quanto estaduais, para essa população”, explica a coordenadora do CRR, a psicopedagoga Regina Ampese. A profissional ressalta que as informações são importantes até mesmo para o fortalecimento do Programa TEAcolhe e para novos investimentos nesta área. “Esse sábado é uma oportunidade de conhecer a nossa estrutura e de sanar dúvidas sobre o Transtorno do Espectro Autista”, destaca.

Para participar do mutirão é preciso apresentar laudo médico comprovando o TEA, foto e documento de identificação do autista e documento do responsável. A carteira é confeccionada pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders) e deve ficar pronta em 15 dias.


Nossos Apoiadores

Be8 Apoio upf novo
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.