Siga nos também:

Notícias

Saiba mais sobre a expressão "Pessoa com Deficiência"

  • 20/07/2022
Pessoa com necessidades especiais %28pne%29 pessoa portadora de defici%c3%aancia %28ppd%29 pessoa especial pessoa excepcional incapacitado inv%c3%a1lido

Palavras como “incapacitado”, “inválido”, “defeituoso” e “especial” ficaram no passado.

A instituição APAE tem avançado muito na construção de uma sociedade inclusiva. Um desses avanços foi em relação à terminologia destinada ao tratamento de pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla. Palavras como “incapacitado”, “inválido”, “defeituoso” e “especial” ficaram no passado. Até mesmo “excepcional”, que está no nome original da APAE, não é usado mais.

 

Outros termos que não devem ser usados

Pessoa com Necessidades Especiais (PNE): apesar de bastante utilizado, este é considerado o termo mais ofensivo, isto porque desqualifica as habilidades desenvolvidas por esta pessoa.

Pessoa Portadora de Deficiência (PDD): neste caso o grande erro ao utilizar este termo está na ideia de que a deficiência seja algo que o indivíduo porta. Possuir uma deficiência não é algo que ele possa simplesmente abrir mão, ou deixar de utilizar.

 

Anote: a expressão correta para denominar aqueles que possuem qualquer tipo de deficiência é “Pessoa com Deficiência (PcD)”, conforme estabelecido na Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, de 2006. Esse termo também é sancionado pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Desta forma, também podem ser usados expressões como “aluno com deficiência” e “profissional com deficiência”.


Nossos Apoiadores

Apoio bsbios Apoio upf novo
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.