Siga nos também:

Notícias

APAE é homenageada na Câmara de Vereadores de Passo Fundo

  • 28/06/2022
Img 8625

Sessão Solene marcou 55 anos da instituição

Na noite desta terça-feira (28), a APAE de Passo Fundo foi homenageada na Câmara de Vereadores pelos 55 anos de trabalho na garantia dos direitos e pela inclusão na sociedade das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposição foi uma iniciativa da Mesa Diretora do Legislativo, aprovada em Plenário por unanimidade.

Em seu pronunciamento, o presidente do Legislativo municipal, Evandro Meireles, evidenciou o importante trabalho da instituição na cidade e suas obras e projetos mais atuais, viabilizados através de doações de pessoas físicas e jurídicas e da aplicação de recursos públicos, como a conclusão da Sala Multissensorial, a construção da Horta Elevada, a implantação do projeto Viveiro de Cidadania e a reforma da Sala de Estimulação Precoce. O parlamentar destacou ainda a amizade que tem pelo usuário Paulão, que frequenta a APAE e que também é seu compadre. "Em nome do Paulão estendo a homenagem aos demais usuários, direção e colaboradores que fazem o dia a dia da instituição", ressaltou.

Em sua fala, a presidente da APAE, Maria do Carmo Ortolan Grazziotin, lembrou que na época em que ela foi criada, em 1967, a participação das pessoas com deficiências na sociedade, como escolas e mercado de trabalho, era um tabu e pouco se falava sobre o assunto. O preconceito e a falta de oportunidades condenava elas a ficarem restritas a suas casas e famílias: "Foi através do amor solidário e luta incansável de um grupo de pais, liderados pela senhora Alice Sana Costi, que foi fundada a APAE, com o objetivo de dar início a uma escola especial e prestar outros atendimentos". A instituição, que iniciou com 28 alunos, hoje atende cerca de 350 pessoas nas política de Assistência Social, Educação e Saúde, tendo sido habilitada recentemente como Centro de Referência Regional em TEA.


Nossos Apoiadores

Apoio bsbios Apoio upf novo
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.