Siga nos também:

Notícias

APAE de Passo Fundo comemora 55 anos nesta terça-feira

  • 26/06/2022
55 anos da apae %282%29

Apresentação na Praça Teixeirinha e Sessão Solene na Câmara de Vereadores marcam data

Nesta terça-feira (28) a APAE de Passo Fundo comemora 55 anos de fundação. Para celebrar a data, será realizada uma apresentação artística na Praça do Teixeirinha, às 14h, seguido de cortejo pelos principais passeios públicos da Avenida Brasil. À noite as homenagens ficam por conta da Câmara de Vereadores, onde acontecerá a Sessão Solene, a partir das 18h15, em reconhecimento ao trabalho da instituição de inclusão e de defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e Transtorno do Espectro Autista.

Para a apresentação, os usuários das oficinas da Assistência Social prepararam o enredo de samba “APAExonados pela Vida”. O monitor Felipe da Rosa Lemos, responsável pela organização do grupo, conta que a temática foi escolhida por levar alegria às pessoas. “Nossa música fala sobre brincar, aprender, sonhar e, acima de tudo, traz a mensagem que ninguém é igual ou perfeito. Queremos que esse momento de comemoração também seja um presente à comunidade”, frisa.

A presidente Maria do Carmo Ortolan Grazziotin, ressalta que a atividade visa reforçar a relevância da APAE junto à sociedade na promoção e na articulação da autonomia e qualidade de vida dos atendidos. “Hoje temos 350 usuários e alunos beneficiados com as políticas de Assistência Social, Educação e Saúde.  Desta forma, também queremos incentivar a doação de recursos para a manutenção dos nossos serviços prestados”, ressalta Maria do Carmo. Em caso de tempo nublado, a atividade será transferida para o saguão do Sesc, na Avenida Brasil. Se estiver chovendo, os usuários farão um passeio pelo Passo Fundo Shopping.

A homenagem no Legislativo municipal foi proposta pela Mesa Diretora. A sessão inicia às 18h30, mas 15 minutos haverá apresentação dos usuários e exibição de um vídeo institucional retratando as ações da APAE nestas mais de cinco décadas.

 

Sobre a APAE

A APAE de Passo Fundo surgiu em 1967 a partir de um movimento liderado por Alice Sana Costi, que idealizou a instalação de uma escola de educação especial e centro técnico especializado para tratamento de estimulação e reabilitação das pessoas com deficiência em Passo Fundo. Hoje a instituição é referência nas ações voltadas à socialização, à integração e à melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e Transtorno do Espectro Autista.

Entre os projetos mais recentes destacam-se o Viveiro de Cidadania, a Sala Multissensorial, o Protocolo PediaSuit, a Cinoterapia e a habilitação como Centro Regional de Referência em TEA – concedido pelo governo do Estado em dezembro de 2021.


Nossos Apoiadores

Apoio bsbios Apoio upf novo
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.