Siga nos também:

Notícias

CRR inicia formação sobre Transtorno do Espectro Autista

  • 13/06/2022
Img 20220610 142243735

A apresentação foi conduzida pelo neurologista Dr. Cassiano Mateus Forcelini e pelo neuropediatra Dr. José Renato Donadussi Pádua

O Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) – APAE de Passo Fundo realizou, na última sexta-feira (10), o primeiro ciclo de formação para equipes de 27 municípios que trabalharão com pessoas com TEA. A atividade foi realizada no auditório do Campus II da UPF, onde foram apresentados os conceitos básicos do TEA. A apresentação foi conduzida pelo neurologista Dr. Cassiano Mateus Forcelini e pelo neuropediatra Dr. José Renato Donadussi Pádua.

O Dr. Pádua explicou que alguns sinais de TEA já podem aparecer a partir de um ano e meio de idade, sendo que em casos mais severos, podem surgir até mesmo antes. Os sinais/sintomas de transtorno variam conforme as características de cada sujeito, como a sua idade, o seu Q.I e o seu temperamento. Entre os sinais de autismo no primeiro ano de vida estão: não se voltar para sons, ruídos e vozes no ambiente; não apresentar sorriso social; demonstrar maior interesse por objetos do que por pessoas; apresentar pouco ou nenhuma vocalização; não aceitar o toque. Já em crianças de 1 a 3 anos de idade com TEA é comum contato visual anormal; variação limitada da expressão facial; baixa frequência de comunicação verbal e não verbal; falha em compartilhar interesses (apontar, pedir, mostrar); fraca resposta ao chamado do próprio nome, entre outros. Sobre os indícios de causa, o Dr. Forcelini, ressaltou que é uma doença multifatorial, ou seja, com fatores genéticos e ambientais.

O próximo ciclo “Investigação diagnóstica e etiológica; genética do TEA” será no dia 22 de junho, pelo Google Meet. Até o final do julho haverá ainda mais duas etapas da formação.


Outras Notícias

28 Jun

APAE é homenageada na Câmara de Vereadores de Passo Fundo

Na noite desta terça-feira (28), a APAE de Passo Fundo foi homenageada na Câm... Veja mais


Nossos Apoiadores

Apoio bsbios Apoio upf novo
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.