Siga nos também:

Notícias

APAE de Passo Fundo completa 50 anos

  • 28/06/2017
Foto 1

A entidade comemora os avanços conquistados em meio século de trabalho

Quando questionado sobre o início das atividades da APAE em Passo Fundo, Edemar Schons – um dos usuários mais antigos da entidade – desperta em seu olhar o fascínio pela cerimônia de inauguração. “Para mim foi a maior surpresa” declara Edemar ao recordar da solenidade que deu início às atividades da instituição no município há 50 anos.  Junto com ele também estavam presentes na inauguração realizada em 28 de junho de 1967, Sérgio Dickel e Claudionor Cruz, ambos usuários que presenciaram o crescimento da entidade nestas cinco décadas.

Trazer a APAE para Passo Fundo foi iniciativa de Alice Sana Costi, que entusiasmada após uma visita à APAE de Porto Alegre, teve a visão social de oferecer um trabalho que fosse no mínimo parecido ao que já estava sendo desenvolvido na capital do Estado. Alice trabalhou voluntariamente num recenseamento para levantar o número de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla que havia município naquela ocasião. Após concluído o recenseamento, timidamente o trabalho começava a ser desenvolvido em um espaço cedido pelo Hospital Municipal. Enquanto isso era construída na Rua Bezerra de Menezes a sede onde hoje passam diariamente 350 usuários e suas famílias. “O coração se enche de orgulho, pois a mãe lançou uma semente boa que germinou, cresceu e fez com que outras sementes fossem germinadas e o resultado é o que a APAE representa para tantas famílias” enfatiza Celi Maria Costi Ribeiro, uma das filhas de Alice Sana Costi.

O tempo passou, as conquistas foram intensas e a entidade segue entusiasmada com os ideiais propostos por Dona Alice, que esteve à frente da APAE por 20 anos. Hoje a instituição conta com o trabalho de cerca de 65 funcionários, além de voluntários e profissionais de diversas áreas que atuam na diretoria.  O trabalho da APAE está organizado em três áreas de atuação: assistência social, saúde e educação. Nos últimos anos, diversas melhorias foram realizadas na estrutura física e também na ampliação dos atendimentos oferecidos,  isso tudo porque empresas e parceiros compreendem o trabalho desenvolvido. A comunidade passo-fundense e da região são fundamentais nesta trajetória e podem continuar contribuindo com a instituição. Para se tornar um doador mensal ou esporádico, basta entrar em contato com o serviço de telemarketing pelo telefone 3045 7810.


Nossos Apoiadores

Apoio bsbios Apoio upf novo