Capacitação foi dada por soldados do 7º Batalhão de Bombeiro Militar
Com o objetivo de ampliar a segurança dos usuários e alunos dentro do espaço da APAE de Passo Fundo, por meio de conhecimento sobre como lidar com situações emergenciais, foi realizada na manhã desta terça-feira (26) uma formação de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros Militar de Passo Fundo. A capacitação foi dada pelos soldados Caroline e Jesus, no auditório da instituição.
A formação é baseado na Lei Lucas, que estabelece a obrigatoriedade da “capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. A Lei 13.722/18 foi criada a partir da fatalidade ocorrida com o menino Lucas Begalli de 10 anos. Lucas perdeu a vida em uma excursão da escola após se engasgar com um pedaço de salsicha do cachorro-quente servido no lanche. Ele não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada, chegou a ser transferido em uma UTI móvel para o hospital, mas acabou falecendo.
Os funcionários da APAE aprenderam sobre como executar a manobra Heimlich para desengasgar um aluno ou usuário, fazer ressuscitação cardiopulmonar, agir em casos de queimaduras ou choques elétricos e outros.