Siga nos também:

Notícias

APAE encerra o ano como Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista

  • 30/12/2021
Apae

A instituição vai ampliar a abordagem e as intervenções para toda a região.

A APAE de Passo Fundo agora é Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA). A habilitação no programa TEAcolhe foi concedida pelo governo do Estado. No total estão previstos 30 centros regionais e sete centros macrorregionais em todo o Rio Grande do Sul. A instituição de Passo Fundo, que já acolhe autistas, vai ampliar a abordagem e as intervenções para toda a região, abrangendo 28 municípios.

A coordenadora do projeto na APAE, Camila Pasin, que também é terapeuta ocupacional, explica que, quando estruturado, o Centro será um grande diferencial para os municípios compreendidos. “Vamos expandir informações, trazer para a prática as abordagens terapêuticas que são de fato eficazes e vamos auxiliar as equipes da rede de atenção primária a identificar e a se apropriar sobre o Transtorno do Espectro Autista, além disso, prestaremos um apoio às famílias”, destaca. Segundo Camila, a equipe, que, nesse primeiro momento, será formada por neurologista, psicóloga e por ela, terá metas e os atendimentos serão independentes dos serviços de saúde via SUS já oferecidos pela instituição. Ainda não há previsão do início dos trabalhos, mas os profissionais já estão passando por atualização sobre o autismo e qualificação. Ambos possuem formação em práticas baseadas em evidências.

O programa TEAcolhe é baseado na Lei 15.322, de 25 de setembro de 2019 e regulamenta as diretrizes para implementação e execução dessa política de atendimento a autistas. Pessoas com esse diagnóstico podem apresentar desde pequenas dificuldades de socialização até afastamento social, deficiência intelectual e dependência de cuidados ao longo da vida.


Nossos Apoiadores

Be8 Apoio upf novo
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.