Siga nos também:

Notícias

APAE adquire teclado inteligente para inclusão escolar e reabilitação

  • 29/12/2021
Tix

A tecnologia assistiva dá autonomia às pessoas com limitação de movimentos.

Para facilitar a inclusão escolar e a reabilitação de seus usuários, a APAE de Passo Fundo adquiriu um Teclado Inteligente Multifuncional - TiX. A tecnologia assistiva dá autonomia às pessoas com limitação de movimentos e de coordenação motora para o controle de qualquer computador. Foram investidos R$ 6,5 mil provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Fumdica).

Conforme a terapeuta ocupacional da instituição, Camila Pasin, esse dispositivo “é capaz de desenvolver o motor e o cognitivo de alunos e usuários com deficiências físicas e intelectuais”. Ele pode ser utilizado para navegação na internet, editores de textos e até mesmo para jogos. A possibilidade de acessar os recursos sozinhos também deve aumentar a autoestima dos atendidos.

Além de oferecer todos os recursos de teclados e mouses convencionais, o TiX é composto por um conjunto de softwares, dois acionadores de pressão e óculos com sensor. Isso faz com que ele funcione com leves toques ou piscar de olhos. O painel possui 11 botões sensíveis ao toque, com cores e símbolos diferentes para ajudar na visualização e na interpretação de suas funções. O acionamento de dois desses botões em sequência equivale a uma das teclas do teclado tradicional, o que facilita a digitação para aquelas pessoas com deficiência severa. Para aqueles que dispõem apenas do movimento dos olhos, a comunicação é viabilizada por meio de um detector de piscadelas, nesse caso, os botões acendem luzes, em sequência, e são acionados quando o usuário pisca o olho.


Nossos Apoiadores

Be8 Apoio upf novo
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.