Siga nos também:

Notícias

APAE: tratamento fonoaudiológico trabalha autonomia dos usuários e sua inserção da sociedade

  • 19/04/2021
Img 2147

O setor de fonoaudiologia da Instituição atende 88 usuários.

Um dos compromissos da APAE Passo Fundo é com a autonomia dos usuários e a inserção deles de maneira efetiva na sociedade. Um dos serviços oferecidos é o de fonoaudiologia, que contribui para o desenvolvimento das funções da fala e da linguagem resultando em melhoria do processo de aprendizagem nos diferentes contextos de comunicação. Hoje 88 usuários, de 1 ano e 10 meses a 21 anos e 11 meses, recebem esse tipo de acompanhamento, realizado por três profissionais.

A fonoaudióloga Daniela dos Santos de Oliveira explica que os atendimentos na Instituição visam o tratamento de alterações da linguagem, voz e sistema sensório motor oral que inclui as funções orofaciais como a mastigação, deglutição, respiração e fala. Cada paciente responde de forma diferente e exige exercícios e recursos terapêuticos específicos para o seu desenvolvimento. Daniela conta que uma das primeiras evoluções que se nota é “a interação comunicativa, seja por meio de olhares, gestos ou verbalizações”. A profissional frisa que a participação dos pais é fundamental nesse processo.

Alicia Burnier, de nove anos, foi diagnosticada no ano passado com autismo. A mãe, Carmen Lúcia de Lima Burnier, conta que a menina chorava sem motivo e não queria chegar perto das pessoas. Desde que iniciou o tratamento fonoaudiológico na APAE teve melhoras significativas. “Fico admirada que agora ela conversa com outras pessoas. Ela evoluiu bastante e agradeço todos os dias pela APAE”, disse a mãe. Carmen frisa ainda que não sabe o que seria dela sem esse auxílio.

Sobre os desafios do trabalho com pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, a fonoaudióloga ressalta: “Nos encoraja a sermos melhores como pessoas e como profissionais, a desenvolvermos certos atributos pessoais e a buscar conhecimento. Empatia, motivação e criatividade são qualidades essenciais para interagirmos e cativarmos a atenção dos nossos usuários, para elaborarmos atividades de forma que os desafie, mas que também potencialize suas capacidades e facilite a compreensão dos mesmos.” A profissional cita que a paciência e a perseverança também são virtudes imprescindíveis para a identificação e o reconhecimento das limitações individuais. “Aprendemos a valorizar cada uma das pequenas evoluções do processo terapêutico, pois são grandes conquistas”, conclui.


Nossos Apoiadores

Be8 Apoio upf novo
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.