Siga nos também:

Notícias

APAE e Fasurgs desenvolvem projeto de ginástica laboral

  • 08/09/2020
Laboral apae %281%29

As atividades são realizadas pela profissional da APAE e acadêmica de Educação Física, Bruna Foking, coordenada pela professora do curso, Alessandra Cardoso Vargas

Há cerca de um mês, todas as quintas-feiras os profissionais da APAE de Passo Fundo são convidados a uma pausa. O momento de relaxamento é para a execução de atividades da ginástica laboral. No pátio da instituição - em dias de sol - ou no saguão interno - em dias de chuva - exercícios de alongamento, respiração, integração, entre outros, estão se tornando parte de ambiente de trabalho da APAE.

As atividades de ginástica laboral são realizadas pela profissional da instituição e acadêmica de Educação Física, Bruna Foking, sob a coordenação da professora da Fasurgs, Alessandra Cardoso Vargas, sem nenhum custo à APAE. Após a análise de questionamento interno, repassado aos profissionais, um cronograma foi elaborado e então, o projeto passou a ser executado.

Saúde e qualidade de vida
De acordo com Alessandra, orientadora do Projeto de Extensão e professora do curso de Educação Física da Fasurgs, o objetivo das atividades é melhorar a saúde dos funcionários e evitar lesões por esforço repetitivo, prevenindo doenças ocupacionais relacionadas ao ambiente de trabalho. “A prática destas atividades para os funcionários da APAE influencia na saúde e no bem-estar, além da interação entre os próprios colegas de trabalho conscientizando que a prática de atividades físicas ajuda a manter os cuidados com a saúde e a qualidade de vida. Já para Fasurgs é muito importante, pois proporciona aos acadêmicos um maior conhecimento da área de ginástica laboral, em especial, no que se refere a exercícios físicos, ergonomia, interação social, autoestima, saúde e qualidade de vida”, destaca.

Olhar para si
Conforme Bruna, o projeto foi abraçado em um momento em que cada dia o tema é reconstruído e discutido, onde a saúde de cada profissional é imprescindível. “Momentos de descontração geram estímulos para o desenvolvimento de uma rotina séria. Um olhar para seu próprio corpo durante as atividades diárias gera maior consciência daquilo que se faz e sente. A ginástica laboral vem para agregar no trabalho dos colegas, onde cada dia é um novo desafio, e esquecer do nosso corpo está fora de cogitação”, completa.

Sobre a ginástica laboral
A prática da ginástica laboral é uma forma preventiva e terapêutica, realizada no ambiente de trabalho. Os exercícios específicos podem ser preparatórios e compensatórios, de curta duração, com objetivo de diminuir os acidentes de trabalho, pois prepara o trabalhador a ter consciência do movimento executado. Um dos objetivos da laboral é a prevenção de doenças originadas por traumas, além de fadiga muscular, correção da postura, entre outros, isto faz com que a disposição do funcionário seja alavancada ao iniciar sua rotina de trabalho e promove uma interação entre os colegas de setor/empresa.

Foto: Felipe Souza/Ascom APAE


Nossos Apoiadores

Apoio bsbios Apoio upf